Perguntas Frequentes

Caso você tenha alguma dúvida para a qual não encontre resposta abaixo ou nas diversas janelas de informações desse site, envie e-mail formal para cbsupbrasil@gmail.com

  • Quais são os requisitos básicos para a prática do Stand Up Paddle? É fundamental saber nadar?

    Um bom equilíbrio facilita! Porém o Stand up Paddle pode também ser utilizado justamente para melhorar o equilíbrio do praticante. Como todo esporte náutico é aconselhável saber nadar. Para garantir a segurança dos praticantes com menor afinidade com a água, é fundamental o uso de colete salva vidas e do leash (cordinha de segurança), para evitar que a prancha se distancie em caso de queda.
  • Quais cuidados são necessários no Stand Up Paddle?

    Como todo esporte que se faz na água, os principais cuidados para se praticar o SUP com segurança são: Orientar-se com um profissional capacitado sobre as particularidades do esporte. Se informar sobre as condições de vento, maré e correnteza e possíveis perigos no local escolhido para praticar. Respeitar os seus limites, respeitar o próximo e respeitar a natureza. O resto é diversão!
  • A modalidade só pode ser praticada no mar?

    Não! O SUP pode ser praticado em qualquer lugar que tenha; água com o mínimo de profundidade para não raspar a quilha e espaço suficiente para remar; como o mar, lagos, represas, rios e até mesmo na piscina.
  • Quais são os locais mais propícios para a iniciação do SUP (lagoa, praia, etc.)?

    É indiferente! O local de aprendizagem pode ser mar ou lagoa. O importante é que não haja
    correnteza forte e que a superfície da água esteja relativamente lisa. Esses são fatores, que facilitam
    muito o equilíbrio para quem está subindo no SUP pela primeira vez.
  • Existem diferentes tipos de prancha e remo destinados a diferentes práticas do esporte?

    Sim, existe uma variedade de pranchas e remos que são mais indicadas para as várias modalidades do Stand Up Paddle.
    Entre as modalidades competitivas e autônomas, as mais conhecidas são:
    SUP lazer (passeios entretenimento e diversão)
    SUP Race (competições de corridas)
    River SUP “Rafiting” (deslizar corredeiras)
    SUP Wave (Surfar ondas com o SUP)
    Down Wind (remar a favor das ondas e vento)
    SUP Maratona ( competições de longa distância)
    SUP Fish (Pesca com o SUP)
    SUP Challenge (Desbravar novos lugares e ou travessias de longa distância)
    SUP Yoga (Yoga sobre a prancha de SUP)
  • A modalidade só pode ser praticada no mar?

    Não! O SUP pode ser praticado em qualquer lugar que tenha; água com o mínimo de profundidade para não raspar a quilha e espaço suficiente para remar; como o mar, lagos, represas, rios e até mesmo na piscina.
  • O SUP é uma derivação do surf?

    Apesar dos dois esportes serem praticados com pranchas e terem afinidades, a origem é diferente. Acredite ou não a arte de remar em pé é antecessora ao surf. Além disso, para praticar o surf é necessária à existência de uma onda, Já o SUP pode ser praticado com ou sem onda, pois existe uma variação de modalidades que abrangem; corridas, passeios, travessias, SUP rafting em corredeiras, SUP wave nas ondas, SUP Yoga, SUP transporte, SUP fish que independem de ondas.
    A maior afinidade do SUP com o surf é quando se pratica o SUP wave, neste caso as semelhanças são grandes, salvando-se a utilização do remo tanto para locomoção e equilíbrio, quanto para a potencialização das manobras.
    Outra curiosidade é que não param de aparecer novas vertentes e possibilidades para o esporte
  • Quando o esporte chegou ao Brasil? A partir de quando começou a se popularizar?

    Entre 2007 e 2008, a cerca de 10 anos apareceram os primeiros praticantes no Brasil. O esporte é muito acessível e atraente e o crescimento tem sido constante desde a sua aparição.
    As perspectivas são que o SUP seja a grande vedete do próximo verão no Brasil.
  • Qual é o nível de condicionamento físico que preciso ter para começar a praticar?

    Qualquer pessoa com o mínimo de equilíbrio e disposição pode começar a praticar o SUP. Conforme o nível de condicionamento físico de cada um os desafios serão maiores ou menores. Pois você pode fazer uma analogia do SUP com a bicicleta. Na hora que você se cansa de pedalar é só parar. Com o SUP é a mesma coisa a diferença é que passear livremente e em pé sobre a água, é um prazer que só se tornou possível após o aparecimento do SUP.
  • Quais são os principais benefícios físicos conquistados a partir do SUP? O esporte substitui a academia?

    O praticante de SUP é recompensado com uma melhora considerável da postura, como exercício aeróbico melhora o condicionamento e mexe com os chamados músculos internos, músculos que normalmente só trabalham com exercícios específicos.
    Além disso, ao praticar o SUP:
    Trabalhamos todo o sistema cardiovascular
    Proporciona o bem estar e melhora a saúde mental.
    Desenvolve a coordenação e o equilíbrio.
    Exercita e fortalece os diversos grupos musculares do corpo
    Melhora a postura.
    Possibilita o contato direto com a natureza.
    Alguns dizem que o SUP é uma academia ao ar livre!
  • Existe alguém que não possa praticar?

    Pessoas com extremas limitações físicas e ou mentais. Pois até mesmo para limitações parciais já foram feitas algumas pranchas de SUP com adaptações para cadeiras de rodas.
  • Existem contraindicações para a prática do SUP?

    Acreditamos que não há contraindicações. Talvez o esporte não seja aconselhável para pessoas que possuam algum tipo de restrição médica, ou estejam com alguma lesão muscular.
  • Para a prática do Stand Up Paddle, é preciso ter noções de surf?

    Não é necessário ter noções de surf para dar as primeiras remadas e praticar em locais de água parada. Praticantes de vários outros esportes também habilidade e facilidade no aprendizado SUP. Porém é importante ressaltar que para a pratica do SUP nas ondas o surfista tem uma maior facilidade no aprendizado.
    Para praticar o Stand Up Paddle basta apenas interesse e boa vontade.
  • Para quem quer se iniciar no esporte apenas como lazer, o que a pessoa deve fazer? É fundamental se inscrever em um curso?

    Nós sempre aconselhamos que as pessoas interessadas em iniciar no esporte, procurarem escolas e profissionais capacitados antes de adquirir o seu equipamento! O contato com o esporte de forma orientada sempre facilita o aprendizado e também um conhecimento mais abrangente tanto em relação aos perigos, como informações sobre equipamentos importantes na hora da compra.
  • Ao fazer um curso de SUP, qual é o tempo médio para que o aluno comece as aulas práticas?

    É quase que simultâneo, com 15 minutos de aula teórica e contato com o equipamento, uma pessoa de habilidade média, já consegue dar as primeiras remadas.
  • O que esse esporte pode fazer pelo meu corpo? Qual relação do Stand Up Paddle com o tema ‘qualidade de vida’.

    A pratica do SUP traz: equilíbrio para o corpo e para a mente, paz interior, integração com a natureza, contato constante com pessoas que procuram o mesmo bem estar e benefícios físicos constantes. Todos esses benefícios são elementos essenciais para uma boa qualidade de vida.
  • Quais são os equipamentos utilizados no Stand Up Paddle?

    Prancha, Remo, Leash(cordinha de segurança). Para quem não tem afinidade com a água. Fundamental o colete salva-vidas.
  • Quanto posso esperar gastar para começar a praticar?

    Um equipamento completo (Prancha e remo) novo custa de R$2500,00 a R$7000,00, porém já é possível encontrar equipamentos usados no mercado com valores inferiores. Importante relembrar que ter contato com o esporte antes de adquirir o equipamento facilita muito na escolha do equipamento mais indicado para o seu perfil na hora da compra.
  • Quantos praticantes existem no Brasil?

    Atualmente já ultrapassa de 100 mil o número de praticantes de SUP no Brasil. Sendo os estado com o maior o maior número de adeptos: São Paulo com aproximadamente 30 mil e Rio de Janeiro com 20 mil. As estimativas são que ao final do próximo verão mais de 150 mil pessoas tenham o seu primeiro contato com o esporte. Desses, um terço deverão se tornar praticantes da modalidade no decorrer do ano de 2019. Aproximadamente 73% dos praticantes são do sexo masculino e 27% são do sexo feminino.
  • Mercado no Brasil?

    Estima-se que existam mais de 1000 fabricantes de pranchas e equipamentos (Remos, Quilhas, Leashs, Decks, Capas, Coletes flutuadores, …), para a pratica do esporte no Brasil, gerando um movimento de 100 milhões de reais ano.

    Na parte de vestimenta grande parte dos praticantes de SUP são consumidores do estilo surfware.
    Existe uma parcela considerável de mercado ainda não contabilizada por se tratar de prestação de serviço artesanal.
  • Há quanto tempo existe a ABSUP / CBSUP? Como a entidade surgiu?

    Fundada em 1999, a ABSUP surgiu da necessidade de se organizar o esporte a nível nacional. Inspirada na A.S.U.P.P. (Association of Stand Up Paddle Professionals), os amigos Ivan Floater e Romeu Bruno, convidaram atletas de várias partes do país para participarem da entidade, com objetivo de organizar nacionalmente o esporte de prancha que atualmente mais cresce no mundo. Com a criação das federações estaduais legalmente constituídas, em 2012 a entidade se transformou em Confederação, seguindo os mesmos objetivos e linha de trabalho.
  • Qual é o propósito da CBSUP?

    Como toda entidade esportiva com abrangência nacional, a CBSUP trabalha organizar e desenvolver o esporte no Brasil.
  • Qual é a média de associados da instituição hoje?

    Hoje a CBSUP tem oito entidades estaduais regulamentadas e perto de 1500 atletas filiados.
  • Qual é o perfil do associado à CBSUP?

    Competidores amadores e profissionais e praticantes apaixonados pelo esporte que apreciam o trabalho da entidade
  • Como faço para me cadastrar na CBSUP?

    Para se cadastrar basta acessar o link: https://cbsup.com.br/cadastro/ e preencher o formulário.
  • Como faço para ter acesso ao meu cadastro para atualizar minhas informações CBSUP?

    Para ter acesso ao seu cadastrar basta acessar o link: https://cbsup.com.br/login/ digitar seu numero de cadastro e senha e fazer o login.
  • Eu esqueci meu numero de cadastro e ou minha senha. Como faço para recupera-los?

    Para recuperar seu numero de cadastro da CBSUP, basta acessar o link: https://cbsup.com.br/recuperacao-de-senha/ digitar seu e-mail (o e-mail deve ser o mesmo utilizado quando o cadastro foi realizado. O Sistema é autônomo e automático, portanto caso você demore para receber o e-mail de recuperação de senha, verifique em sua caixa de SPAM que é possível que seu provedor tenha interpretado o e-mail enviado pelo site como tal.
  • Quais são as competições de SUP realizadas no Brasil?

    Com o esporte em alta, praticamente toda semana é realizado algum tipo de competição no Brasil. Seja oficial, promocional ou até mesmo encontros de grupos interessados apenas em confraternizar e dar suas remadas.
    No que se refere a eventos oficiais, a CBSUP tem hoje o maior circuito nacional de SUP do mundo, abrangendo as modalidades Race, Wave, River SUP, Sprint e Maratona, com um calendário que varia de 5 à 10 etapas em vários estados do Brasil. O Brasil também é palco de uma das etapas do circuito mundial de SUP profissional no formato “Grand Slan” com as modalidades Race e Wave no mesmo evento.
    Como representante da ISA no Brasil, a CBS detém os direitos da Seletiva para o mundial amador e promove anualmente em parceria com a CBSUP competições especificas com esse propósito
  • Quais os maiores benefícios da pratica do SUP?

    Ao mesmo tempo que você se diverte, a pratica do SUP, é um esporte que faz bem para o corpo e mente. Exercita pernas, abdômen, braços, glúteos e lombar e, ao mesmo tempo melhora a saúde cardiovascular, concentração e o equilíbrio do praticante. Também melhora a postura sem agredir a coluna. Pode ser praticado por toda família e em uma hora praticando o SUP é possível queimar até 500 calorias

 

DÚVIDAS SOBRE O PROGRAMA BOLSA ATLETA

Dúvidas retiradas originalmente do site do Bolsa Atleta (www2.esporte.gov.br)

 

    • Como faço para me inscrever no Bolsa-Atleta

      A inscrição é feita exclusivamente via internet (on-line), por meio do site http://www.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta. No link do Bolsa Atleta, os atletas devem preencher completamente o cadastro, e enviar a documentação exigida em lei.

    • Para onde devo enviar a minha documentação após finalizar a inscrição on-line?

      Após a inscrição, o atleta deverá enviar a documentação exigida para o seguinte endereço:
      MINISTÉRIO DO ESPORTE
      SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
      SAN QUADRA 03 BOLOCO – A  ED. NÚCLEO DOS TRANSPORTES – DNIT
      1º ANDAR CEP-70.040.902 BRASILIA/DF

    • Como faço para acompanhar a minha situação junto ao Bolsa-Atleta?

      Após a inscrição on-line, o sistema irá gerar um login e uma senha para o atleta acompanhar o seu processo via internet, na área restrita do Bolsa-Atleta, onde o atleta obterá todas as informações sobre o seu pleito.

    • Como sei se fui contemplado?

      Ao final do processo de análise de todas as documentações de inscrição, o Ministério do Esporte divulgará a lista dos contemplados no Diário Oficial da União e posteriormente no site do Ministério. Essa informação também poderá ser obtida pelo atleta através de sua área restrita. Os contemplados passarão a situação:“Renovado” ou “Adesão”.

    • Como faço para abrir minha conta e começar a receber o benefício?

      O atleta com o nome publicado na lista de contemplados deverá aguardar a disponibilização do Termo de Adesão em sua área restrita. Somente deverão se dirigir a Caixa Econômica Federal com o termo em mãos os atletas que ainda não possuam conta bolsa atleta.
      O atleta é responsável pela devolução do Termo devidamente assinado. Com a chegada deste a conta do atleta será ativada e o mesmo começará a receber o benefício no mês subseqüente
    • Como faço para tirar dúvidas específicas?

      Através do site do programa e da área restrita do atleta, é possível obter todas as informações a respeito do programa e do pleito. Se mesmo assim surgirem dúvidas o atleta poderá esclarecê-las através do e-mail do programa: duvidasbolsa@esporte.gov.br.