Introdução e regras básicas

A cada dia que o SUP cresce como esporte e lazer no Brasil, ele ocupa novos espaços e situações de risco se multiplicam e novas responsabilidades e demandas surgem para os envolvidos.

Ao longo desse período, temos acompanhado muitos debates sobre procedimentos de segurança e métodos de ensino e ao mesmo tempo temos sido procurados por diversas autoridades, veículos de mídia, escolas e pessoas interessadas a praticar o esporte, nos pedindo orientação de como regulamentar, ensinar e aprender com o esporte com segurança.

Já mapeamos mais de 100 pontos de aluguel e escolas de SUP por todo país e a informalidade e irresponsabilidade tem sido um agravante que tem levado o esporte para caminhos perigosos.

Assim como existem profissionais autônomos competentes e capacitados para instruir a pratica do SUP a novos adeptos, é sabido que muitos interessados em explorar a atividade não tem conhecimentos suficientes para fazê-lo.

Com objetivo de criar um padrão adequado nos serviços de instrução e minimizar os riscos tanto no aprendizado como na pratica autônoma, desenvolvemos os cursos oficiais de instrutores da CBSUP.

Existem vários tipos de prestação de serviços para ensinamento da pratica do SUP, como:

  • Aulas em clubes náuticos constituídos,
  • Aulas por prestadores de serviço,
  • Clinicas ministradas por atletas,
  • Aulas personalizadas.

Independente do segmento escolhido, as regras básicas para se trabalhar com a exploração comercial da atividade através de aluguel/escolas de SUP são:

  1. O primeiro passo para se abrir qualquer tipo de estabelecimento comercial é a regularização do mesmo junto ao órgão publico responsável do município. Escolas, Clubes, Pontos de Aluguel, não fogem a esta regra. Portanto consulte e analise a legislação para o segmento em sua cidade e de entrada nos documentos para regularização e Alvará de funcionamento.
  2. Se tratando de esporte náutico, deve-se consultar a capitania dos Portos para saber e se adequar das obrigações e quaisquer restrições na localidade onde será praticado o esporte.
  3. Possuir todos os equipamentos necessários para utilização, segurança, resgate e primeiros socorros em perfeita condições de uso.
  4. Capacitar os profissionais que irão trabalhar no estabelecimento ( Capacitar-se através de cursos promovidos pela CBSUP e entidades filiadas).
  5. Seguir as regulamentações vigentes a nível municipal, estadual e federal.

Se filiando a CBSUP, você se mantém informado sobre as datas e locais dos cursos, eventos e demais ações da entidade.

Para se filiar na CBSUP clique aqui